ROTATIVIDADE NAS EMPRESAS
O trabalho foi desenvolvido sob pesquisa realizada na empresa YXZ, para se obter uma dimensão das causas mais prováveis que levam a alta rotatividade nas organizações, considerando - se tanto as iniciativas do colaborador quanto da organização.
2. JUSTIFICATIVA DO ESTÁGIO
O projeto de estágio será desenvolvido com na área de Recursos Humanos, tomando por base a rotatividade de colaboradores dentro da empresa YXZ.
O atual cenário competitivo dos negócios obriga as empresas a criarem novos modelos de gestão. A visão de que as pessoas representam a grande vantagem competitiva nas organizações, desenvolveu-se se a partir do pressuposto de que o envolvimento dos colaboradores com os objetivos organizacionais é o diferencial na estratégia da empresa.
A questão da relação patrão – empregado é fundamental para a permanência do empregado na empresa. As empresas reclamam que os funcionários são desqualificados profissionalmente, não tem interesse em fazer carreira e falta motivação. Por outro lado, os funcionários se queixam de salários baixos, das jornadas de trabalho exaustivas, das faltas de caixa e dos investimentos minguados em treinamento e capacitação, sem falar na falta de reconhecimento.
3. OBJETIVOS
3.1 Objetivo geral
Analisar a questão da rotatividade nas empresas, bem como os fatores que levam os colaboradores a se desligarem da organização;
Falta de qualificação por parte do colaborador;
Falta de incentivos por parte do empregador para estimular a motivação dos colaboradores;
Salários baixos.
Alguma das principais causas da rotatividade de funcionários é a falta da mão de obra qualificada e a falta de um departamento profissional de Recursos Humanos, ocasionando em contratações inadequadas para o negócio.
3.2 Objetivos específicos
Identificar às causas da rotatividade nas organizações, identificando o que as empresas buscam do colaborador e como eles se