Estudo Sobre Rotatividade De Pessoal Nas Empresas
Carlos Otavio Silva Machado
Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul – FADERGS
MBA em Gestão Empresarial – turma II
11/01/2014
Resumo:
Este artigo dedica-se a analisar um dos maiores desafios da Administração de Recursos Humanos, a rotatividade nas empresas, através da metodologia de revisão bibliográfica. Iniciando pela explanação sobre o papel da Administração de Recursos Humanos (ARH) nas empresas, passando pelo comportamento organizacional e seus desdobramentos como atitudes e satisfação no trabalho, motivação e liderança chega-se a base para o assunto em questão, onde a Rotatividade de pessoal é conceituada e suas causas apresentadas, posteriormente, trata-se sobre métodos de cálculo de índice de rotatividade de pessoal, e, finalizamos a revisão bibliográfica com as consequências da rotatividade de pessoal nas empresas. Este trabalho busca identificar os motivos que fazem os colaboradores pedirem desligamento da empresa, a fim de dar subsídios para a tomada de decisões na organização, não só nos aspectos financeiros, mas também nos processos para preservar seu capital humano, seu ambiente de trabalho, bem como a imagem da empresa junto aos seus colaboradores e clientes.
Palavras chave: ARH; Comportamento Organizacional; Rotatividade.
1 INTRODUÇÃO
Para Chiavenato (2010, p. 254) Administração de Recursos Humanos (ARH) não é um fim em si, mas um meio de alcançar a eficácia e a eficiência das organizações por meio das pessoas, permitindo condições favoráveis para que estas alcancem seus objetivos pessoais.
A Administração de Recursos Humanos (ARH) é suporte para a empresa definir quais rumos vai tomar em relação ao gerenciamento de seu capital humano. Chiavenato (2010, p. 255) define a ARH como:
[...] contingencial, ou seja, depende do contexto situacional de cada organização: do seu ambiente externo, da cultura e mentalidade preponderante, do estilo de gestão adotado, da