tunover
Ana Claudia Rodrigues da Silva*
Suélen Bagio Monteiro**
RESUMO: Para conhecer e compreender mais sobre a rotatividade de pessoal ou turnover e suas causas, a fim de propor melhorias para reduzir os índices, desenvolveu-se um estudo em uma empresa do setor sucroalcooleiro situada no noroeste do Paraná. Trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa. Coletaram-se dados referentes à rotatividade de pessoal ou turnover e ao conteúdo das entrevistas de desligamentos ocorridas no período de janeiro a junho de 2011. As maiores causas da rotatividade de pessoal ou turnover foram: melhores ofertas salariais e outros (motivos relacionados à saúde e a família). O controle da rotatividade de pessoal ou turnover é possível efetuando uma análise sobre o resultado dos estudos e corrigindo os aspectos que favorecem o seu aparecimento. Como proposta de melhorias sugerimos a reavaliação da política de remuneração e investimento em qualidade de vida.
PALAVRAS CHAVE: Rotatividade de pessoal; desligamentos; controle. 1. INTRODUÇÃO
Com o aumento da geração de empregos no noroeste do Paraná, percebemos várias mudanças nas características dos profissionais, as principais são a busca de melhor qualidade de vida, melhores salários e oportunidade de crescimento profissional. Esses fatores aumentam a rotatividade de pessoal ou turnover das empresas. Com a competitividade do mercado, é muito importante que a empresa ofereça melhores condições de trabalho para manter seus funcionários.
O presente artigo foi desenvolvido em uma indústria do setor sucroalcooleiro, situada no noroeste do Paraná, e propõe-se de forma geral, a elaborar os índices de rotatividade de pessoal ou turnover da empresa, de acordo com os dados coletados, analisar os resultados dos índices, e diagnosticar os motivos que levam os funcionários a deixarem a empresa.
O interesse em estudar este fenômeno surgiu