A rotatividade de pessoal em uma micro empresa
CENTRO DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO - CEA
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Caio Mendes Prado
A rotatividade de pessoal em uma micro empresa
Campinas
2013
CAIO MENDES PRADO
A ROTATIVIDADE DE PESSOAL EM UMA MICRO EMPRESA
Trabalho de Curso apresentado à PUC-Campinas como parte dos requisitos para obtenção do grau de Bacharel em Administração.
Orientadores:
Cibele Sugahara
Flávio Bressan
Inês Mandelli
Campinas
Aos meus pais, amigos, familiares, e professores que me deram suporte neste trabalho
Agradecimentos
Ao Professor Flávio Bressan e Professora Inês Mandelli, por sua orientação e paciência em ser meu guia neste trabalho.
Aos Professores Moarcir Teixeira, Ducan Chaloba, Akira Sato e José An ízio, que mesmo não sendo orientador deste trabalho ofereceu valiosas sugestões e considerações que afetaram o resultado final.
Aos amigos da Turma Diogo Aizawa, Fernando Moreira, Luiz Carlos Pascon e Reus Farias, pelo incentivo dado ao longo do trabalho.
Agradeço meus amigos e familiares por me apoiarem em todas as situações adversas enfrentadas.
RESUMO
Com o atual crescimento da economia brasileira, há a criação de várias empresas em todo momento e junto com elas surgem os problemas de gestão. Por haver uma grande carga tributária no país, o custo de um funcionário para uma empresa é o dobro do seu salário, por isso há um grande interesse delas em manter de forma estável seus funcionários, para assim poder reduzir seus custos.
A saída de funcionários e a entrada de outros em seu lugar é a rotatividade, a maior causa deste fato está em como a pessoa se sente na empresa, com isso estudou-se as teorias motivacionais como a Teoria de Maslow, Teoria de Herzberg e a Teoria do Planejamento do Trabalho, que possuem o intuito de entender as necessidades e motivações que fazem com que alguém permaneça ou não na empresa.
Para analisar a