Negocia Ao
Associação Educacional do Vale do Itajaí-Mirim - ASSEVIM
Bacharelado em Administração (115822) - Negociação
RESUMO
Negociação e solução de conflitos. A negociação e os conflitos como parte integrante do cotidiano humano e organizacional. A capacidade individual de perceber os conflitos e de usa-los para crescimento individual e social. Sabemos que a sociedade é formada por integrantes de pensamentos, gostos e consequentemente ações distintas e com isso é inevitável que surjam os conflitos em seus variados formatos e variadas intensidades e com isso precisamos aprender a administra-los e vencê-los. As vantagens e desvantagens do uso de uma terceira pessoa na negociação e o limite de poder dado a esta terceira pessoa pra tomada de decisão na negociação.
Palavras-chave: Conflitos, solução, efeitos.
1 CONFLITO: O QUE É E COMO ENTENDÊ-LO.
O conflito pode ser visto e interpretado de várias maneiras. Geralmente a primeira impressão que temos é de medo, pois já pensamos em discussão, luta, ameaça.
Segundo Hampton, existem duas maneiras de encarar um conflito: negativo (vê apenas como algo prejudicial, o evitando a todo custo) e positivo (verificando os benefícios, em termos de diferenças, opiniões e visões).
Os conflitos podem ser gerados a partir de duas ou mais pessoas, ou em grupo, ou até em uma organização.
O conflito começa, na maioria das vezes, quando se tem uma negociação, que pode ser de diferentes naturezas: conflito de interesse, de opinião, de necessidade e etc..
A negociação é um dos melhores meios e mais utilizados para solucionar o conflito, pois se não houvesse conflito, não haveria negociação.
Os conflitos nos trazem vários tipos de sensações e sentimentos em cada caso a ser resolvido.
Muitas vezes o conflito pode ser totalmente distorcido, pelo fato da proximidade da pessoa, então tomam-se decisões precipitadas, reagentes das emoções negativas, e muitas vezes até rompendo o relacionamento.
Por outro lado, no