NEGOCIA O
Os sistemas alternativos para a resolução de disputas ou ADRS (Alternative Dispute Resolution Sistems), dos quais fazem parte a mediação, a conciliação e a arbitragem, surgem como uma ferramenta de grande utilidade, pois viabilizam, tanto quanto possível, soluções seguras e rápidas - negociadas - que beneficiam a qualidade das relações B2B e B2C e evitam conflitos futuros.
Negociação < Mediação < Conciliação < Arbitragem
A tabela acima resume-se na gGradação do menor nível de interferência de um terceiro na construção da decisão para o maior nível de interferência.
Mediação
Figura 1: Exemplo de como se desenvolve o processo de mediação.
Mediação: método não adversarial de resolução de conflitos, em que um terceiro neutro - mediador - escolhido por uma ou por outra parte (mas sempre com a concordância mútua), atua como facilitador, na busca de um ambiente favorável à retomada do diálogo e das negociações, com vistas a construção de um acordo satisfatório, formulado pelas próprias partes, que ponha fim à controvérsia.
A Mediação é desenvolvida por meio de um processo estruturado que envolve técnicas específicas que permitem uma análise equilibrada do problema; a avaliação, pelas próprias partes, de alternativas que possibilitem ganho mútuo; o afastamento de percepções equivocadas e de receios não razoáveis, ampliando, assim, a capacidade de comunicação entre as partes envolvidas.
A mediação tem como caraterística marcante o fato de ser dotada de confidencialidade, ou seja, na hipótese de as partes não lograrem êxito na formulação de um acordo considerado satisfatório para ambas, nada do que foi dito no curso do processo de mediação pode ser aproveitado posteriormente, dado o seu caráter confidencial.
Tipos de mediação:
Institucional
Quando proveniente de um organismo qualquer (empresa ou ente da esfera pública ou privada) e tem natureza semelhante a da conciliação.
Cidadã ou Cotidiana
Nas relações independentes e de direito