Trabalho De Geografia 4B
Normalmente não percebemos a sutil implantação biotecnológica, ou ao menos damos a devida importância quando às novidades que permeiam as atribuladas relações humanas. Mas torna-se perceptível à medida que a necessidade de consumo demanda providências ao mercado. Conforme o despertar das exigências econômicas e sociais, vão surgindo as convenientes pretensões que se materializam proporcionando o bem-estar individual e coletivo. Isso representa a junção configurada na vontade do homem com o conhecimento popular e empírico adquirido pelo mesmo, fazendo à maneira evolutiva uma biotecnologia a cada tempo diferenciada.
Entende-se por biotecnologia o conjunto de técnicas que envolvem a manipulação de organismos vivos para a obtenção de produtos específicos ou modificação de produtos. A biotecnologia também utiliza o DNA em técnicas de DNA recombinante.
Histórico
A biotecnologia é utilizada desde a antiguidade, na produção de pães e bebidas fermentadas, porém este era um processo muito artesanal. Hoje a biotecnologia utiliza técnicas e materiais de ultima geração. Com o aparecimento de estudos em microbiologia (fermentação de bebidas) e biologia molecular (cultura de tecidos), o conhecimento em manipulação de microorganismos e genes tornou possível a produção de diversos medicamentos e alimentos industrializados. Insulina produzida por bactérias geneticamente modificadas e produção de medicamentos a partir de anticorpos monoclonais são exemplos de avanços biotecnológicos.
Área de conhecimento
A biotecnologia engloba conhecimento das áreas de microbiologia, genética, bioquímica, biologia molecular, química e informática. A introdução da informática ajudou na evolução das técnicas permitindo a automação, demonstrando que a ciência e a tecnologia , quando trabalham juntas, trazem muitos