Programa CBERS
FACULDADE EDUCAIONAL DE FRANCISCO BELTRÃO
SATÉLITES CBERS
Francisco Beltrão, 2014.
UNIÃO DE ENSINO DO SUDOESTE DO PARANÁ
FACULDADE EDUCAIONAL DE FRANCISCO BELTRÃO
SATÉLITES CBERS
Trabalho entregue a disciplina de fotointerpretação, docente: Raquel Biz Biral, Ao curso de Engenharia Civil, 4º (quarto) semestre.
Francisco Beltrão, 2014.
Sumário
Introdução 4
Programa CBERS 5
CBERS 1 6
CBERS 2 7
CBERS- 2B 8
CBERS 3 e 4 8
Uso, funcionamento e aplicação 9
Usuários e imagens 12
Conclusão 17
BIBLIOGRAFIA 18
Introdução
Neste trabalho falaremos sobre os CBERS, um programa criado em parceria do Brasil com a China com o intuito de captar, e fornecer imagens detalhadas e compreensíveis da superfície terrestre. Será tratado de cada tentativa de lançamento dos satélites 1, 2, 2B, 3 e 4, os equipamentos e características de cada um, além do sucesso obtido pela maioria e a espera pelo lançamento do 4º e ultimo satélite da série CBERS.
Programa CBERS
A busca por meios mais eficazes e econômicos de observar a Terra motivou o home a desenvolver os satélites de sensoriamento remoto. Mas devido aos altos custos tornam os países em desenvolvimento dependentes de outras nações para o fornecimento de imagens. Na tentativa de reverter esse contexto, os governos do Brasil e da China assinaram um acordo de parceria para o desenvolvimento de dois satélites avançados de sensoriamento remoto, denominado programa CBERS (China-Brazil Earth Resources Satellite), Satélite Sino-Brasileiro de recursos Terrestres.
Um dos frutos dessa cooperação foi a obtenção de uma poderosa ferramenta para monitorar seu imenso território com satélites próprios de sensoriamento remoto, buscando consolidar uma importante autonomia neste segmento. O que resultou