resumo teoria pura do direito
Hans Kelsen nasceu em 11 de outubro de 1881, na cidade de Praga, região da Checoslováquia, atual República Tcheca, que naquela época era pertencente ao então Império Austro-Húngaro . No ano de 1884, quando Kelsen contava com apenas três anos, sua família deixa a cidade de Praga, mudando-se para Viena. Nesta cidade teve início a formação jurídica de Hans Kelsen, que posteriormente também estudou em Heidelberg e Berlim . Em 1900, atendendo orientação paterna, Hans Kelsen iniciou a Faculdade de Direito de Viena e concluiu o curso no ano de 1906 . Nesse mesmo ano Kelsen teve a oportunidade de ter como professor Georg Jellinek, um dos maiores publicistas de todos os tempos, e ainda estudou como bolsista em Heidelberg, na Alemanha .
Em 1905, Kelsen teve que se converter ao catolicismo pois o antissemismo tomava conta da Universidade de Viena. Obteve seu doutorado no ano seguinte. Em 1908, conseguiu uma bolsa de estudos e foi para Heidelberg (Alemanha), onde passou a se dedicar à elaboração de seu livro: Principais Problemas da Teoria Geral do Estado, mas por problemas econômicos, retornou à Viena antes de terminar sua obra.
A partir de 1911, então com trinta anos de idade, Hans Kelsen passou a lecionar na Faculdade de Direito de Viena. No mesmo ano publicou seu primeiro livro, intitulado Problemas capitais da teoria do direito estatal.
Prestou concurso para uma vaga como professor na Universidade de Viena mas foi recusado. Começou a trabalhar em um escritório de advocacia e logo abandonou. Kelsen casou-se em 1912 com Margareth e teve duas filhas, Anna e Maria. Tornou-se editor da Revista Austríaca de Direito Público, permanecendo no cargo até a publicação paralisar suas atividades por causa da 1ª Guerra Mundial.
No ano de 1917 Hans Kelsen foi convocado para servir como assessor jurídico no Ministério da Guerra, o que lhe deu oportunidade para, a partir de 1918, colaborar na redação da nova Constituição da Áustria .
Ao contribuir para a elaboração da