trabalho de clima
O clima típico da região de Cerrado de Altitude é o tropical sazonal; caracterizado por uma estação seca e outra chuvosa. É claro que devido a sua grande extensão, o clima apresenta algumas variações dependendo da localidade. Durante a estação chuvosa, podem ocorrer períodos de seca chamados de veranicos, tão conhecidos da população local, e que também podem causar sérios problemas para a agricultura. Os períodos de seca duram de 3 a 5 meses, porém, com o fenômeno El Niño esse período tende a se estender.
A temperatura média anual é de 21ºC, sendo amena devido às altitudes. As chuvas que atingem um índice de aproximadamente 1.675mm/ano distribuem-se de maneira especial em dois períodos. O primeiro, de maio a setembro chovendo em média 50mm, predominando a seca rigorosa. O período chuvoso inicia-se em outubro prolongando-se até abril, sendo que, durante os meses de dezembro a março as chuvas são bem mais freqüentes.
Hidrografia
Num contexto geral a Chapada dos Veadeiros é o divisor de águas das bacias dos Rios Paraná e Maranhão, afluente mais alto do Rio Tocantins, portanto, já na bacia Amazônica.
No PNCV e entorno caracteriza-se por rio de Planaltos, adaptados a fraturamentos - corredeiras encaixadas , quedas d´águas , poços profundos , travessos rápidos.
- Não navegáveis e é Extensão das bacias : Tocantins , Amazônia , Platina e do Rio São Francisco
O Rio Preto e o principal curso d´água dentro do Parque , drenado no sentido leste-oeste Cabeça D´água
Quando as chuvas se intensificam no cerrado, de outubro a março, é possível ocorrer, sobretudo nas regiões com significativos acidentes geográficos, um dos mais impressionantes, imprevisíveis e violentos fenômenos da natureza: a Cabeça d´água
Trata-se normalmente de grandes e carregadas nuvens, que em dias muitos chuvosos, normalmente sem raios e trovões, chegam a tocar o topo das serras, no caso do Planalto Central Brasileiro. Quando encontram-se com nascentes altas, tornam-se liquídas