Trabalho de clima
Granizo e chuva intensa
Enquanto o ponto de crescimento estiver abaixo do nível do solo, o granizo pode danificar as folhas, mas o rendimento final é pouco afetado. Quando o ponto de crescimento estiver acima do solo, a planta se torna mais sensível, podendo comprometer o rendimento. Durante o pendoamento com a inflorescência exposta e a área foliar definida as plantas são altamente sensíveis à ocorrência de granizo.
Secas e veranicos
A necessidade hídrica do milho já está bem caracterizada incluindo os períodos críticos que afetam grandemente a produção. Medidas de mitigação podem reduzir os riscos de estiagem, como escalonamento de épocas de semeadura e utilização de diferentes genótipos, utilização de métodos conservacionistas e observação do zoneamento climático, além de métodos de irrigação.
Vento intenso
Conforme as plantas alongam o colmo os danos são maiores com a ocorrência de ventos. No início do ciclo pode ocorrer redução no stand de plantas pelo arranquio, e quando associados a limitações radicais os danos são maiores, assim como em lavouras com alta densidade de plantas. A presença de quebra-ventos e a utilização de plantas de porte mais baixo podem reduzir os danos ocasionados pelos ventos.
Geada
Baixas temperaturas no início do ciclo em plantios do cedo e final do ciclo em plantios do tarde podem limitar a produção. Baixas temperaturas atrasam a germinação e a emergência e afetam a absorção de água e nutrientes. No início do ciclo quando as plantas estão com o ponto de crescimento abaixo do nível do solo os efeitos de geada, granizo e ventos fortes são menos significativos. Quando o ponto de crescimento está acima do solo a configuração do clima está também menos propensa a ocorrência de geada, em virtude disso os danos são eventuais.
Chuva excessiva
Quando o ponto de crescimento encontra-se abaixo do solo o encharcamento e a falta de oxigênio por períodos prolongados pode matar as plantas.