resumo eca
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
MARA REGINA NASCIMENTO DA SILVA
RESUMO
Politicas Sociais de Atendimento as crianças e adolescentes no Brasil
ITABUNA-BAHIA
2014
MARA REGINA NASCIMENTO DA SILVA
Politicas Sociais de Atendimento as crianças e adolescentes no Brasil
Projeto de Pesquisa apresentado à Professora Gilmara Ferreira da União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME), referente a disciplina Politicas Setoriais I como pré requisito de avaliação da mesma.
ITABUNA-BAHIA
2014
1. INTRODUÇÃO
Este artigo analisa a emergência e o desenvolvimento das políticas sociais de atendimento infanto-juvenil concomitante ao processo de desenvolvimento do sistema de proteção social nacional, focalizando algumas das principais representações atribuídas à infância, de acordo com o período histórico e político de cada época. Busca-se apresentar a noção de infância instituída sob a constituição do aparato do Estado de Bem-Estar brasileiro, de forma a situá-la em um contexto mais amplo de transformações históricas e políticas que envolveram a emergência e consolidação das políticas sociais destinadas ao atendimento à criança e ao adolescente no Brasil ao longo do século XX e início do século XXI.
2. UMA BREVE HISTORIA DOS PRIMEIROS PASSOS DA INFANCIA NO BRASIL:
Até o início do século XX não se tem registro do desenvolvimento de políticas sociais planejadas pelo Estado brasileiro, no qual a população carente era entregue aos cuidados da Igreja Católica através de algumas instituições, entre elas as Santas Casas de Misericórdia. No Brasil, a primeira Santa Casa foi fundada no ano de 1543, na Capitania de São Vicente (Vila de Santos). Estas instituições atuavam tanto com os doentes quanto com os órfãos e desprovidos, lá havia um sistema da Roda das Santas Casas, vindo da Europa no século XVIII, tinha