Relatório Conserva de legumes
EXPERIMENTO N° 02
PRODUÇÃO DE CONSERVA PARA LEGUMINOSAS
Jonatas Rolim 3º QUIT
Disciplina: TPI Professor: Lazaro
Data do experimento: 16/04/2015
Data de entrega: 07/10/2015
Suzano
2015
1.0 OBJETIVO:
Produzir conserva para leguminosas
2.0 INTRODUÇÃO TEÓRICA:
O Brasil é conhecido pela riqueza de variedade de alimentos que produz. Sabores, cores e aromas dos mais variados são encontrados nos legumes e vegetais produzidos pela agricultura brasileira. Ainda, é praticamente impossível imaginar o funcionamento de cozinhas industriais ou restaurantes, por exemplo, sem a praticidade do consumo de alguns tipos de conserva de legumes e vegetais, como ervilhas e milhos. Em geral, segundo a Resolução - CNNPA nº 13, de 15 de julho de 1977 (ANVISA), as conservas de legumes e vegetais são definidas como hortaliças em conserva. Esta Resolução apresenta que: “Hortaliça em Conserva” é o produto preparado com as partes comestíveis de hortaliças, como tal definidas nestes padrões, envasadas praticamente cruas, reidratadas ou pré-cozidas, imersas ou não em líquido de co bertura apropriado, submetidas a adequado processamento tecnológico antes ou depois de fechadas hermeticamente nos recipientes utilizados a fim de evitar sua alteração.
A busca por alimentos orgânicos tem aumentado no Brasil, uma vez que as pessoas buscam cada vez mais investir em qualidade de vida e alimentação saudável.
3.0 PARTE EXPERIMENTAL:
3.1 MATERIAS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS:
3 Erlenmeyers de 250 ml
Faca
Pote de Vidro
Descascador de legumes
Autoclave
Bastão de vidro
3.2REAGENTES UTILIZADOS:
Sal
Vinagre
Cenouras
3.3 PROCEDIMENTOS:
Colocou-se o pote de vidro em autoclavagem por cerca de 25 minutos e, enquanto isso, diluiu-se o sal em vinagre e cortou-se os legumes. Logo após, levou-se os legumes para o pré cozimento. Então, colocou-se cuidadosamente os legumes no pote de vidro já esterilizado e adicionou-se a solução de sal e vinagre.
4.0 DADOS OBTIDOS:
5.0 DISCUSSÃO DE