relatório de picles
Curso: Técnico em Agroindústria
TECNOLOGIA DE FRUTAS E HORTALIÇAS
RELATÓRIO
AULA PRÁTICA: Picles DATA: 01/04/2013
1 INTRODUÇÃO
Picles são legumes, hortaliças e frutas conservadas em salmoura ou em vinagre, com ou sem fermentação lática, com ou sem adição de açúcar ou especiarias. Os picles fermentados são produzidos em salmoura de concentração constante, na qual se desenvolvem as bactérias láticas. Já nos picles não fermentados, a salmoura apresenta alta concentração de sal para prevenir o crescimento microbiano (LIMA, 2006). Os picles originais são feitos apenas com pepinos, mas muita gente chama de picles uma seleção de legumes variados em conserva. É um dos ingredientes favoritos para compor sanduíches, é uma opção saudável e de baixa caloria. Produzimos em laboratório picles com alguns legumes:
Pepino (Cucumis sativus L.) Geralmente é consumido cru em forma de salada, possui baixa quantidade de calorias, possui boa quantidade de fibras, sendo importante para o sistema digestório. É nutritivo, possui uma boa fonte de potássio e também apresenta uma quantidade pequena de vitamina C.
Cenoura (Daucus carota varsativa) apresenta alto teor em vitaminas, minerais e oligoelementos. Elevado teor em caroteno, a provitamina A (a vitamina A já formada figura em pequena quantidade), também é abundante o seu teor em fatores do grupo da vitamina B. Só em doses reduzidas é que figura a vitamina C.
Chuchu (Sechium eduli) apresenta sabor suave, fácil digestibilidade, rica em fibras e pobre em calorias. Destaca-se como fonte de potássio e fornece vitaminas A e C.
Cebola (Allium cepa) melhora o funcionamento do intestino, fígado, pâncreas e vesícula. E mais, promove o bom funcionamento do aparelho circulatório e renal e reduz o risco de aparecimento do câncer de estômago. Os benefícios da cebola devem-se a presença de substâncias quercitina, um agente antioxidante.
O objetivo