Resultado Do Experimento Sobre Conserva O Dos Alimentos
Fizemos o experimento em classe, durante duas semanas, para assim acompanharmos o processo de decomposição de uma banana com quatro tipos de tratamentos diferentes.
Objetivo: Reconhecer a banana em seus diferentes estados
Banana congelada: Após duas semanas, a banana, permaneceu intacta.
Por que isso ocorreu?
As bactérias não se proliferam, em temperaturas menores, por essa razão a ideia é diminuir a ação bacteriana até parar, de modo que o alimento leve muito mais tempo (talvez uma semana ou duas, em vez de meio dia) para estragar. No caso de congelamento, a ideia é parar a ação bacteriana por completo. Bactérias congeladas ficam totalmente inativas.
Banana na geladeira: Após duas semanas, a banana escureceu, começando o processo de amadurecimento.
Por que isso ocorreu?
A maioria dos alimentos se conserva por mais tempo ao serem colocados na geladeira, mas esse não é o caso da banana. A banana é uma fruta tropical e, portanto gosta de calor, e não se conserva em temperaturas baixas, nessas condições as suas cascas escurecem. Esse escurecimento se faz pelo trabalho de enzimas especialmente a polifenoloxidase que reage com o tanino que está presente na casca da banana, que origina o seu escurecimento causando o aspecto de podridão. Para se conservar as bananas por mais tempo e mantiver seu aspecto saudável, elas devem ser mantidas fora da geladeira, em uma temperatura acima de 13 graus.
Banana com açúcar: Após duas semanas, a banana desidratou e escureceu, começando a ter uma reação nas enzimas.
Por que isso ocorreu?
Porque o açúcar retira a água que é de extrema importância para todas as reações enzimáticas e o metabolismo de organismos vivos que degradariam a fruta. Além de ser uma camada protetora. O excesso de açúcar também torna desfavorável a presença de organismos no local, apesar de frutose e glicose serem úteis a sua alta quantidade não é bom (da mesma forma que para nós) para esses seres que