Relatório de branqueamento
A conservação do alimento é um método que consiste em manter o alimento o mais estável, mesmo em condições adversas. Para realizar a conservação, temos que pensar em três características: física, química e biológica. Desta forma aumentamos a vida útil do alimento. Para esta conservação usamos técnicas que evitam alterações microbianas, enzimática, químicas e físicas. De forma a manter seus nutrientes, aromas, sabores e textura. Na aula pratica, realizada na planta piloto no dia 08 de Agosto de 2014, buscou se pela conservação de vegetais com a técnica de branqueamento. Que é aplicado em vegetais, garantindo a inativação enzimática, através de pré-cozimento, com eliminação de gazes diminuindo a carga microbiana, fazendo que ocorra o amolecimento do produto, fixação da cor e do sabor. E uma solução de água e acido acético o vinagre. Solução que foi usa para imergir os vegetais e conserva-los em uma solução acida, em potes de vidros. Desta forma possibilitando uma vida útil do alimento por um tempo maior. Esta forma de conservação é vista nas prateleiras dos supermercados. Na forma de latas de milho verde, ervilha, palmito e azeitona, entre outros.
Objetivo
O objetivo foi usar uma das técnicas, para conservação de alimentos. Que manteria a vida útil do mesmo. Colocando a parte teórica em pratica, em um ambiente simulador de uma cozinha industrial.
Material utilizado
Proveta de 500 ml
Pipeta
Béquer de 2000 ml
Panela para cozimento
Tubo de ensaio
Termômetro
Pote de vidro
Faca de corte
Tabua de plástico
Bandeja grande de plástico
Água
Água sanitária
Cenoura/batata/couve flor/pepino
Fita indicadora de ph
Metodologia
O experimento iniciou com a preparação de 200ppm de água sanitária em um béquer de 1000 ml, que foi reservado para a higienização dos vegetais. Feita a solução os vegetais foram lavados em água corrente e colocados na solução de água sanitária no béquer de 500 ml em um tempo de pausa de 10 min. Apôs este tempo de pausa os vegetais