O Alienista
JOSÉ DAMKE
O ALIENISTA
Autor: MACHADO DE ASSIS
Nomes: Felipe e Marcelo
BIOBILIOGRAFIA
MACHADO DE ASSIS – Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no
Rio de Janeiro em 1839. Era filho de um humilde pintor mulato e de uma dona de casa nascida em Portugual. A família viveu de modo bastante simples desde sempre; por isso, Machado de Assis teve que lutar muito para sobreviver e para ser escritor. Estudou em poucas escola. Oque aprendeu foi por esforço própio. Foi tipógrafo e trabalhou no comércio de livros, até entrar no serviço público, onde trabalhou até o fim da vida. Começou a escrever ainda jovem: foi poeta, cronista, contista, romancista. Casou-se mas não teve filhos. Sua literatura é conhecida pelo grande refinamento de sua observação da vida humana.
Mais do que retratar a vida cotidiana, Machado soube mostrar muito bem a psicologia das pessoas de sua época. Mas também foi um autor ligado nos temas da sociedade. Sendo descendente de negros escravos e de gente pobre, conseguiu subir na vida por seu esforço pessoal. O alienista foi publicado no livro papéis avulsos, de 1882. Machado de
Assis foi reconhecido como o maior escritor de sua época e é um dos maiores da língua portuguesa. Faleceu em 1908.
RESUMO DO ENREDO
Dr. Simão Bacamarte volta a sua terra natal, Itaguaí, RJ. Lá casou-se com Dona Evarista e não conseguiram ter tem nenhum filho. Seu objetivo era estudar a loucura humana. Ele acaba ficando muito interesado no tema e acaba construindo a Casa Verde, para tratar dos loucos. Sua primeira teoria foi, que todos que eram diferentes eram loucos.
Dona Evarista voltou de uma viajem que fez ,ela havia comprado muitas jóias e em certa noite Simão acordou e viu que ela esta indecisa de qual colar usar, e Simão a internou pensando que ela era diferente.
Assim os morradores fizeram uma revolta, chamada revolta dos canjicas, que ela liderada por Porificio, um barbeiro da cidade. Mas muitos destes revoltos foram