Alienista
Qual era o tratamento dispensado aos loucos de Itaguaí antes da fundação de um manicômio pelo Dr. Bacamarte? O que alguns habitantes da vila primeiramente pensaram a respeito da instalação da Casa Verde?
O tratamento dispensado aos loucos de Itaguaí, antes da instalação Casa Verde era segundo o texto: “louco furioso era trancado em uma alcova, na própria casa, e, não curado, mas descurado, até que a morte o vinha defraudar do benefício da vida; os mansos andavam à solta pela rua.” (pagina 1). Alguns habitantes da vila ficaram atiçados com a ideia, pois, para eles “a ideia de meter os loucos na mesma casa, vivendo em comum, pareceu em si mesma sintoma de demência, e não faltou quem o insinuassem à própria mulher do medico.” (pagina 2).
Quem eram os itaguaienses Costa e Mateus? O que motivou a internação de cada um deles na Casa Verde? Por que esses encarceramentos e outros semelhantes disseminaram o terror pela cidade? O Dr. Simão Bacamarte, começa a internar em seu manicômio, a Casa Verde, uma grande quantidade de pessoas, cujo comportamento era considerado 'normal' pela sociedade: os que possuíam ‘mania’ de oratórias. No caso do Costa, homem que perdeu toda sua herança emprestando dinheiro para os outros, mas não conseguia cobrar seus devedores, foi o primeiro a ser internado. A partir daí diversas outras personagens serão internadas pelo alienista. “Costa era um dos cidadãos mais estimados de Itaguaí. Herdara quatrocentos mil cruzados em boa moeda de El-rei D. João V, dinheiro cuja renda bastava, segundo lhe declarou o tio no testamento, para viver “até o fim do mundo”. Tão depressa recolheu a herança, como entrou a dividi-la em empréstimos, sem usura, mil cruzados a um, dois mil a outro, trezentos a este, oitocentos àquele, a tal ponto que, no fim de cinco anos, estava sem nada.” (página 7). Por esse motivo surpreendeu com sua internação, sua prima foi até o hospício defendê-lo, mas