O Alienista
RESUMO: O ALIENISTA
Brenda Rocha Batista
UEBRABA
2015
Resumo : O Alienista, Machado de Assis
O livro “O Alienista” de Machado de Assis, relata a história de um médico intelectual da nobreza da época que morara fora do Brasil, fizera faculdade em Coimbra e Pádua, conhecido por Dr. Simão Bacamarte. A ciência era pra ele a maior dadiva de sua vida. Casou-se com D. Evarista não por afeto, mas porque acreditava que aquela mulher fosse lhe oferecer filhos robustos, o quê não aconteceu.
Em um de seus estudos, Bacamarte voltou sua atenção para o exame da patologia cerebral, afirmando ser a ocupação mais digna do médico a saúde da alma. Ao se deparar com o costume antigo de aprisionamento dos “loucos” em alcovas esperando sua morte chegar sem tratamento para a loucura, o médico decidiu reformar tal atrocidade: pediu licença à câmara para ocupar um edifício que estava sendo construído em sua cidade (Itaguaí) para poder estudar e tratar dos loucos da região. Apesar de ter enfrentado resistência por tentar derrubar um antigo costume, conseguiu fazer uso do local que se denominou Casa Verde com reconhecimento da população.
A Casa Verde serviu para o aprofundamento dos estudos da loucura, com isso, o médico podia diferenciar os graus, diferenciar os casos e achar um remédio universal. D. Evarista, de começo achou a ideia genial, ver seu marido sendo lisonjeado pelos que ali estavam. Porém, Bacamarte exagerou nas internações da Casa, internou um quinto dos cidadãos de Itaguaí, e por fim, acabou por internar seu melhor amigo e sua esposa afirmando sempre ser a ciência a dona da razão.
Tal ação não poderia ter final diferente: o resto da população se move até a casa do Dr. Bacamarte para protestar, mas é recebida por ele de forma muito equilibrada e racional. Por um momento parecia que a fúria do povo havia sido controlada, mas a população se revolta novamente quando o médico lhes dá as costas e volta a seus estudos.
Diante de todo