Medição de Energia
Fabrício Mendonça Cabral Silva
Leandro César Terossi
Osmar Qualhato Júnior
MEDIÇÃO DE ENERGIA:
ATIVA E REATIVA.
Jataí – GO
Setembro/2013
Medição de Energia:
Ativa e Reativa.
Em sistemas
elétricos,
a potência instantânea
desenvolvida
por
um
dispositivo de dois terminais é o produto da diferença de potencial entre os terminais e a corrente que passa através do dispositivo. A potência elétrica pode ser definida como o trabalho realizado pela corrente elétrica em um determinado intervalo de tempo. Essa potência pode ser medida em relação ao tempo, que é a Energia medida pelos medidores em cada consumidores, ela se divide em Energia Ativa e Energia Reativa.
Figura 1 – Energia Ativa e Reativa (Fonte: EDP Bandeirante).
Energia Ativa
Aquela que pode ser convertida em outra forma de energia, expressa em quilowatts-hora trabalho, responsável pela movimentação ou funcionamento de aparelhos e equipamentos elétricos.
Energia Reativa
Aquela que circula entre os diversos campos elétricos e magnéticos de um sistema de corrente alternada, expressa em quilovolt-ampère reativo-hora (kVArh), ou seja, é aquela que não produz trabalho, mas é importante para criar o fluxo magnético nas bobinas dos motores, transformadores, geradores, entre outros equipamentos.
Alguns equipamentos elétricos precisam de energia ativa (medida em kWh) e energia reativa (medida em kVArh) para seu funcionamento. Apesar de necessária, a utilização da energia reativa deve ser limitada ao mínimo possível, pois o excesso de energia reativa causa um baixo fator de potência na unidade consumidora, exigindo condutores de maior secção e transformadores de maior capacidade.
Medidores
Medidor de energia elétrica é um dispositivo ou equipamento eletromecânico e/ou eletrônico capaz de mensurar o consumo de energia elétrica. A unidade mais usada é kWh. Está presente na maioria de casas e habitações no mundo
moderno.