2. Sistemas de medição de energia elétrica
2. Sistemas de medição de Energia Elétrica
1. Introdução
2. Medidores de energia elétrica
3. Principais fabricantes
4. Princípio de funcionamento
5. Custos
6. Considerações finais
1. Introdução
Medidor de energia elétrica é um dispositivo ou equipamento eletromecânico e/ou eletrônico capaz de mensurar o consumo de energia elétrica. A unidade mais usada é kWh. Está presente na maioria de casas e habitações no mundo moderno. Pode ser ligado diretamente entre a rede elétrica e a carga (casa) ou através de transformadores de acoplamento de tensão e/ou corrente.
Este tipo de ligação é comumente utilizado em indústrias e consumidores de média (13,8 kV a 34,5 kV) e alta tensão (69 kV a 230 kV). Seus erros podem variar de menos de 0,02% a até 2,00% em condições controladas (25ºC +/- 5ºC, tensão nominal e corrente nominal) e dependem da aplicação desejada. Nas residências são comumente utilizados medidores de classe 2 (erro relativo percentual de +/- 2,00 %).
Este trabalho aborda uma proposta de construção de um protótipo de um medidor de energia elétrica digital utilizando circuitos microcontrolados. O protótipo é um dispositivo capaz de fornecer o consumo em Kwh, o fator de potencia, a tensão e a corrente RMS da energia elétrica de uma carga através do monitoramento da tensão e da corrente elétrica na mesma, exibindo as informações em tempo real, as quais podem ser usadas para diversas aplicações. O equipamento desenvolvido oferece flexibilidade quanto às informações que podem ser disponibilizadas para diversas finalidades, por meio da adequação do firmware.
Este dispositivo objetiva informar o gasto relativo parcial e/ou total da energia elétrica consumida pelo consumidor tendo assim um controle maior sobre os seus gastos e sua conta relativa à mesma. Além disso, a aferição da concessionária responsável se torna mais simples, fácil, mais segura, com menor margem de erro de leitura, informa, através