Relatorio de medicao de energia
RELATÓRIO DE EXPERIMENTO 1
Aferição e calibração de instrumentos para medição de energia elétrica
SÃO LUÍS – MA
2012
1. INTRODUÇÃO
Este relatório descreve a aferição de três instrumentos de medição de energia elétrica, sendo um voltímetro, um amperímetro e um wattímetro.
A aferição de um instrumento de medição consiste em compará-lo com outro equipamento para determinar se o instrumento em questão estar funcionamento dentro da classe de exatidão especificada. É importante observar que o instrumento utilizado como referência para a comparação deve ter uma classe de exatidão no mínimo duas vezes melhor do que o instrumento a ser aferido. Neste experimento utilizaram-se instrumentos de medição analógicos para aferir instrumentos digitais.
Somente após a aferição do equipamento é possível fazer a sua calibração. Calibrar um instrumento significa alterar os seus ajustes de modo a diminuir o erro de medição, para que este instrumento funcione dentro da faixa de erro admitido pela sua classe de exatidão.
2. OBJETIVO * Aferir diversos instrumentos de medição de energia elétrica, sendo eles: voltímetro, amperímetro e wattímetro.
3. PARTE EXPERIMENTAL
3.1 Aferição de voltímetro.
Para a aferição do voltímetro foram conectados dois voltímetros (Vp, Ve) em paralelo com um varivolt como mostra a figura 1.
Figura 1
O voltímetro padrão (Vp) é um instrumento analógico e tem uma classe de exatidão de 0,5%. O voltímetro a ser aferido (Ve) é um instrumento digital e sua classe de exatidão é 1,2%. A tensão no varivolt foi alterada até obter os valores 200 V, 240 V e 280 V no voltímetro Vp. Para cada tensão foi anotado o valor obtida simultaneamente no