Regulação economica
A receita total provenientes dos produtos ou serviços da firma regulada deve ser igual ao custo operacional, mais a depreciação do capital. Porém esse modelo apresenta muitas dificuldades, como saber quais ativos devem ser computados no valor do capital já que pode ocorrer uma inclusão indiscriminada de um ativo que teria pouca utilidade ou mesmo que úteis seriam superdimensionados e mantidos ociosos.
Um segundo problema é a taxa de retornoda empresa, pois não é simplesmente obter o custo de capital da empresa. O custo de capital da empresa é relativamente fácil determinar, porém essa facilidade não ocorre em ações ordinárias, cuja taxa de retorno, exigida pelos acionistas, está sujeita a diferentes métodos de cálculo, que geram resultados diferentes.
Outro problema é a determinação do custo variável, para determiná-lo é preciso não só conhecer a fundo a contabilidade da empresa, mas também seu processo produtivo.
As tarifas influenciam a quantidade demandada, assim quando se estabelece a quantidadevendida que junto com aquela tarifa compõe a receita variável.
Esse método não é indicado quando as condições de custos e demanda variam de forma significativa, pois ele demanda um determinado tempo, tornando-se lenta a atualização.
Preço- teto (price cap)
O sistema estabelece um limite superior para indústria aumentar seus preços, esse limite pode ser estabelecido individualmente ou para média de preços. O teto de reajuste é estabelecido como sendo um índice geral de preços menos um valor X a título de aumento de produtividade. Se fosse almejado um crescimento de produtividade de 2% aoano, teríamos um fator X de 2%, e nosso índice de reajuste anual ficaria: (I) - 2% .
Ex.: Se um determinado ano o índice de preços I fosse 5%, a firma regulada teria direito então a 5% - 2% = 3%
As vantagens desse método são: 1. Atinge exclusivamente os serviços em que a empresa atua como monopolista. 2. A empresa se apropria integralmente