Redação Trafico de pessoas
O tráfico de pessoas é uma das atividades ilegais que mais se expandiu no século XXI. Esse tipo de crime surgiu na busca por melhores condições de vida, e é onde as organizações criminosas iludem suas vítimas oferecendo empregos com alta remuneração e uma boa qualidade de vida em outro país. Essas pessoas que se tornam alvos veem seus sonhos criarem uma esperança grandiosa de se tornar uma realidade. Constitui uma das mais graves violações de direitos humanos, e se torna uma forma moderna de escravidão, em que se faz de pessoas uma mera mercadoria.
O tráfico de pessoas para exploração econômica e sexual está relacionado ao modelo de desenvolvimento que o mundo adota. Esse modelo é baseado em um entendimento de competitividade que pressiona por uma redução constante nos custos do trabalho. Visam a oportunidade de conseguir um emprego estável em outro país, porque acreditam que dessa forma será mais fácil, mas o que ocorre é que o caminho que poderia ser mais simples, poderá trazer consequências dolorosas que levará para a vida toda. Muitas vezes é a iniciativa privada uma das principais geradoras do tráfico de pessoas e do trabalho escravo, ao forçar o deslocamento de homens, mulheres e crianças para reduzir custos e lucrar.
Concomitantemente com este crime está outro, que é o de lenocínio. O lenocínio é uma prática criminosa que consiste em explorar o comércio carnal alheio, sob qualquer forma ou aspecto, havendo ou não mediação direta ou intuito de lucro. Compreende toda ação que visa a facilitar ou promover a prática de atos de libidinagem ou a prostituição de outras pessoas, ou dela tirar proveito. O lenocínio é atividade acessória ou parasitária da prostituição. O crime de lenocínio não pune a própria prática da prostituição, mas sim toda aquela conduta que fomenta, favorece e facilita tal prática, com intenção lucrativa ou profissionalmente. É um dos crimes mais degradantes e moralmente censuráveis, que o mundo ao longo da história