Trabalho Da Madalena
Laís Cristina Bonete Correia
REVISÃO LITERARIA
Dourados
2013
PROJETO DE PESQUISA:
TEMA: TRAFICO HUMANO UMA QUESTÃO SOCIAL
Links:
http://www2.uol.com.br/historiaviva/artigos/o_trafico_de_seres_humanos_hoje.html http://www.webartigos.com/artigos/trafico-humano-uma-triste-realidade/58629/ http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/tag/trafico-humano/ Livros: “Tráfico de pessoas – Quanto vale o ser humano na balança comercial do lucro?
Tráfico humano: desperte para esta realidade
” Livro “Tráfico de Pessoas: uma abordagem para os direitos humanos”
Artigo:
Tráfico Humano, uma triste realidade.
Tráfico de pessoas humanas, fato muito preocupante para a sociedade, que, na sociedade global em que vivemos, na qual a lucratividade está em primeiro plano, o ser humano é visto como um objeto, perdendo sua qualificação de indivíduo dotado de direito inalienáveis e sendo submetido às condições análogas às de escravo em pleno século XXI, ou melhor, são os escravos da modernidade. Por ser esse crime contra a humanidade uma desrespeitosa violação aos direitos humanos, compreendidos dentre as suas dimensões, faz-se necessário criticar, de forma clara e objetiva, essa criminalidade.
O tráfico de pessoas é um fato em constante expansão e contínuo que rende, no mundo, cerca de US$ 32 bilhões por ano, segundo a Organização Mundial do Trabalho ( OIT), ocupando, no Brasil, o 3º lugar no ranking dos negócios ilícitos mais lucrativos, ficando atrás do tráfico de drogas.
Por ser um ato criminoso que não deixa muitos vestígios, pois são praticadas de forma dissimulada, de forma enganosa, as pessoas são aliciadas, enganadas com propostas de empregos com ganhos razoáveis, e como a pobreza permeia os lares das principais vítimas do tráfico humano ( mulheres, jovens, adolescentes e até crianças), contribuem para que essas pessoas, sem as informações devidas, aceitem a tal