recursos
Letícia Varela Dutra
Capítulo 14 CONFLITO E NEGOCIAÇÃO
1 O que é conflito?
Processo que tem início quando alguém percebe que a outra parte afeta, ou pode afetar, negativamente alguma coisa que considera importante.
2 Quais são as diferenças entre as visões de conflito tradicional, interacionista e de administração de conflitos?
Conflito tradicional: A abordagem mais antiga parte do princípio de que todo conflito é ruim e deve ser evitado. O conflito era percebido negativamente e chegava a ser comparado a termos como violência, destruição e irracionalidade, para reforçar essa conotação negativa. Essa visão tradicional de conflito condizia com as atitudes perante o comportamento de grupo que prevaleciam nas décadas de 1930 e 1940. O conflito seria uma disfunção resultante de falhas de comunicação, da falta de abertura e da desconfiança entre as pessoas, e do fracasso dos gestores em atender às necessidades e aspirações de seus funcionários.
Conflito Interacionista: baseada na ideia de que um grupo harmonioso, pacífico, tranquilo e cooperativo está na iminência de tornar-se estático, apático e insensível à necessidade de mudança e inovação.’’ A principal contribuição dessa abordagem é encorajar os líderes de grupos a manter constantemente um nível mínimo de conflito o suficiente para fazer que o grupo continue viável, autocrítico e criativo.
Administração de Conflitos: O processo do conflito pode ser visto como composto de cinco estágios: oposição potencial ou incompatibilidade, cognição e personalização, intenções, comportamento e consequências.
O primeiro passo do processo do conflito é o surgimento de condições que criam oportunidades para que ele se forme. Elas não precisam levar diretamente ao conflito, mas uma dessas condições precisa existir para que ele apareça. Para efeito de simplificação, essas condições foram condensadas em três categorias gerais: comunicação, estrutura e variáveis pessoais.
3 Quais são