Psicologia nas organizações
“Factores Psicossociais de Risco no Trabalho: Lições aprendidas e Novos Caminhos”
O artigo fornecido para estudo, “Factores Psicossociais de Risco no Trabalho: Lições Aprendidas e Novos Caminhos”, está logicamente ligada à unidade curricular “Psicossociologia do Trabalho e das Organizações”, pois assim como o próprio titulo indica, o propósito deste é a investigação e o realce da importância de prevenção para os riscos e perigos associados aos factores psicossociais no mundo do trabalho.
O artigo tem como objectivo principal o esclarecimento de alguns conceitos no estudo dos factores e riscos psicossociais no trabalho, bem como dar a conhecer as investigações feitas em volta do tema, mostrando as ferramentas utilizadas para o estudo e as avaliações através de dados obtidos. Assim, e como tenho vindo a dizer, ao longo do artigo são-nos dados esclarecimentos acerca do tipo de riscos existentes nas mais diversas profissões analisadas assim como justificações para um aumento substancial dos riscos psicossociais. É então importante salientar o facto de estas terem referido como explicação para o aumento dos riscos psicossociais, o facto de cada vez mais se valorizar a ideia que os indivíduos têm acerca do local de trabalho, organização, carga horária e também alterações socioeconómicas, é ainda relevante entender que os efeitos dos riscos psicossociais não passam só pela saúde física, mas também pela saúde psicológica o que, na minha opinião, pode influenciar muitas atitudes reacções ou até mesmo decisões dos trabalhadores.
Relativamente às metodologias que foram utilizadas para a investigação, estas parecem ser bastante pertinentes, uma vez que se considerou a definição e identificação das variáveis, tendo em conta a existência e predomínio dos riscos psicossociais, bem como as condições de trabalho de cada actividade profissional estudada. Em primeiro lugar, o facto de terem sido realizadas