Antagonismo politico
O antagonismo é um tema que vem sendo estudado a muito tempo, pelo facto de se tratar de assuntos relaccinados com a vida do homem no lado político, influenciando o lado social, económico e ideológico.
Os grupos e classes sociais procuram fazer parte na tomada de decisões, deste modo provocam conflitos visto que os que na altura possuem este poder não estão dispostos a tirar mão para os outros.
O antagonismo tem se manifestado no lado económico pela insuficiência de alimentos ou bens por motivos de uma fraca produção e a população pretende sobreviver desse modo justifica-se o antagonismo; o lado político verifica-se a disputa de território onde se pode aproveitar alguma riqueza; e o antagonismo ideológico justifica-se no facto de que as classes sociais pretendem mostrar suas capacidades de ideias, crenças e mais minimizando os outros. Daqui surgem os da classe dominante e classes dominadas entre eles encontra-se uma desavença que causa o antagonismo.
Não só por estes motivos citados acima surgem os antagonismos, as diferenças de raça criaram antagonismos muito fortes nas sociedades modernas.
O método usado para a realização do presente trabalho foi a consulta bibliográfica, no qual foram utilizados documentos que pudessem tecer alguma informação sobre o tema em análise.
O Antagonismo político: as classes sociais
Factores de antagonismo político
Conceito
Antagonismo político, refere se a oposição de ideias ou sistemas de governação, entre os cidadãos de uma certa sociedade ou Estado.
Como afirma CABRITO (1996:142), "em outras palavras pode afirmar que antagonismo político é a luta entre os homens, grupos e classes que lutam para conquistar, participar ou influenciar ao poder político ou seja luta entre os que detém o poder de comando e os cidadãos que lhe opõem resistência."
Portanto, de forma organizada ou mesmo difusa, os homens concorrem entre si no sentido de melhorarem as suas posições e as condições na