Psicologia da educação
O conceito de sucesso é relativo cada pessoa vai percebê-lo de forma diferente. Cada sujeito é perpassado por experiências que influenciam sua percepção em relação ao mesmo, dessa forma podemos dizer que não há determinismos genéticos quando se debate a respeito desse assunto. O sucesso em alguns casos depende de treino, superação, disciplina e pode estar ou não relacionado ao reconhecimento social. Tendo esse ponto em mente o presente trabalho se baseia em uma entrevista realizada com a paratleta, tricampeã brasileira de bocha, Daniele Martins.
Objetivos:
O presente trabalho pretende explicitar a pluralidade e singuralidade em relação ao tema sucesso. Para tanto, são citados em anexo exemplos de personalidades da mídia, atletas que são considerados pela sociedade como pessoas de sucesso ou “bem-sucedidas”, ao mesmo tempo em que traz uma entrevista realizada com a paratleta de bocha Daniele, que não é reconhecida amplamente pela sociedade, apesar de ser tricampeã brasileira em sua modalidade, essa falta de reconhecimento pode ser atribuido ao status que o esporte da bocha ocupa no cenário nacional, bem como ao lugar que é reservado ao esporte paraolimpico em nossa sociedade. Entretanto, Daniele se considera uma atleta de sucesso. Portanto, as linhas abaixo discorrem a respeito do relativismo do assunto.
Método:
Tivemos as primeiras informções a respeito de Daniele através de sua irmã e integrante do grupo Francielle, a atleta aceitou a proposta do grupo, ou seja, a realização de uma entrevista. Foram realizadas perguntas relativas à sua percepção de sucesso, o histórico de sua deficiência e ao mesmo tempo de sua história de vida, e as dificuldades enfrentadas no dia a dia e no esporte. A entrevista foi realizada na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FAEFI) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde também se localiza o núcleo de treinamento da atleta. O contato inicial foi marcado por uma curiosidade a respeito