Resenha português instrumental
Mestre: Rafael Barros Turno: Manhã
1° Semestre: Serviço Social
RESENHA
Sobral, 30 de janeiro de 2013.
FILME: SONHOS ROUBADOS O filme Sonhos Roubados dirigido por Sandra Werneck. Inspirado no livro As Meninas da Esquina- Diários dos Sonhos, Dores e Aventuras de Seis Adolescentes do Brasil,(2006) de Eliane Trindade. A história dramática de três adolescentes humildes. Para sobreviver, duas delas se prostituem e a outra é violentada pelo padrasto.
As garotas são colegas de escola e vivem numa comunidade carioca. Embora não sejam prostitutas profissionais, fazem programas ocasionalmente, para pagar as contas de casa e realizar alguns desejos de consumo. Por pior que estejam as vidas das meninas, a sensação não é de que os sonhos foram roubados para sempre. Há a expectativa de que elas ainda possam dar a volta por cima.
Jéssica, 17 anos, órfã. A garota arrisca e é atirada, em dizer que “tem que ralar muito pra ser gostosa’’, sabe usar o corpo e não vê qualquer problema em se prostituir. Alias não acredita que o que faz e prostituição. Ela vive com o avô e se prostitui para sustentar a filha Britney, de 2 anos, mas quase perde a guarda da criança exatamente, por não ter um emprego fixo, para sustentar a casa, se prostitui em presídios, até se apaixonar pelo presidiário Ricardo. Daiane, mora com a tia e um tio, de quem sofre abusos sexuais, uma menina de 14 anos que idolatra o pai,seu sonho é ter uma festa de 15 anos como a das meninas ricas. Sabrina,16 anos que tem de se prostituir para ganhar dinheiro e se apaixona por um traficante, engravida e acaba nas ruas. Jéssica, Daiane e Sabrina vivem de expedientes, entre fugas da escola, pequenos empregos, famílias e prostituição. Nessas condições francamente adversas, elas não deixam de inventar a vida.
Eu gostei muito, pois elas lutam para recuperar seus sonhos roubados. Jéssica e Sabrina em momento algum não desistem de ser mães.