Trabalho pas (jonas)
Engenharia da Computação
Acadêmicos:
Leandro Augusto Bittar, 1901389502.
Relatório Arquitetura e Organização de Computadores
08/10/2012
Sumario
Introdução
Neste relatório contem informações referentes ao desenvolvimento de um projeto realizado junto com o software MLTISIM que nos proporcionou um sistema analógico-digital , no qual foi utilizado chaves, leds, fotoacoplador 4n25 e o amplificador 741. Pinagem – Amplificador 741 Os AOPs possuem pelo menos 8 terminais. Na figura abaixo tomarei como exemplo o AOPs µA741 (Fairchild) e LF 351 (National).
Descrição: * 1 e 5 - destinados a balanceamento do AOP (ajuste da tensão de offset). * 2 - entrada inversora. * 3 - entrada não inversora. * 4 - alimentação negativa (-3v a -18v). * 7 - alimentação positiva (3v a18v). * 8 - não possui nenhuma conexão. obs.: caso o AOP tenha encapsulamento metálico, o pino 8 deverá ser colocado no terra.
Ganho de tensão
Como exemplo, utilizarei um amplificador genérico.
Definição: Ei = sinal de entrada Eo = sinal de saída Av = ganha de tensão
Assim:
* Amplificador inversor:
A polaridade do sinal de saída é oposta a do sinal de entrada. A configuração básica de um amplificador operacional inversor é mostrada na figura abaixo
Uma das configurações mais utilizadas do AmpOp é o chamado amplificador inversor. É constituído por um AmpOp e duas resistências ligados como se mostra na figura acima.
A saída é uma réplica amplificada da entrada (ganho R2/R1), mas com a fase invertida.
* Amplificador não-inversor:
Na configuração não inversora, a fase do sinal de saída é a mesma do sinal de entrada. O ganho é determinado pela resistência de realimentação (feedback). O circuito básico de um amplificador neste tipo de aplicação é mostrado na figura acima. Ganho de tensão:
* Amplificador somador inversor
A configuração básica de um amplificador