Ética e moral
Mas quais princípios éticos devem-se usar? Princípios que se baseiam quando o que se quer é o que se pode e ao mesmo tempo o que se deve fazer. A ética é justamente o conjunto de valores que são utilizadas para tomar tais decisões. Mediante normatizações, regras, religiosas ou não, é que são praticados os valores da ética através da moral. A imoralidade ou moralidade, no entanto, depende da prática da moral que você pratica, e essa é referência da ética que você tem em função da época que você vive.
Por exemplo, é correto fumar em um auditório? Em situações como esta, os indivíduos se deparam com a necessidade de organizar o seu comportamento por normas que se julgam mais apropriadas ou mais dignas de serem cumpridas. Tais normas são aceitas como obrigatórias, e desta forma, as pessoas compreendem que têm o dever de agir desta ou daquela maneira. Porém o comportamento é o resultado de normas já estabelecidas, não sendo, então, uma decisão natural, pois todo comportamento sofrerá um julgamento. E a diferença prática entre moral e ética é que esta é o juiz das morais, assim ética é uma espécie de legislação do comportamento moral das pessoas. Mas a função fundamental é a mesma de toda teoria: explorar, esclarecer ou investigar uma determinada realidade.
A praticidade da vida moderna nem sempre condiz com a prática da ética, sendo unicamente prático. Sem dúvida a ética e a moral estão estritamente relacionadas na realidade social, embora sejam diferentes. A ética sempre buscará a essência da moral, e esta estará presente em todos os comportamentos humanos, pois é transmitida através das gerações, culturas e povos. Cabe a cada um