Ética e moral
CURSO: Medicina Veterinária
DISCIPLINA: Bioética Animal
CLASSIFICAÇÃO TERMINOLÓGICA1
Prof. Luiz Antonio Bento
Ética e Moral
O termo “ética” nasce dentro de um contexto filosófico. Vários pensadores, em diferentes épocas, abordaram especificamente assuntos sobre a Ética:
Sócrates, Aristóteles, Santo Agostinho, Santo Tomás, Kant, Espinoza, Hegel,
Kierkergaard, Weber, Nietzsche, Wittgenstein, Pascal, Paul Tillich etc. O termo leva a interpretar diversos significados. Aristóteles, por exemplo, usou-o para indicar as pesquisas que têm por objeto as qualidades peculiares do comportamento humano. Vale dizer que, tanto a moral como a ética são termos de uso corrente e estão relacionados com o conceito de certo e o errado.
Ética e Moral
Não é preciso muita coisa. Basta um pouco de atenção para logo perceber que cada um de nós tem um jeito próprio, particular de ser, um modo próprio de se organizar, de pensar, de ponderar as coisas. Consequentemente, isto nos faz tomar decisões e modos de agir diferente, respeitando sempre o modo de cada um ser. Ora, a mesma coisa acontece com os povos, com suas culturas diferentes, tais como, modo de organizar a sua vida, sua história e sua cultura.
O que possibilita que isto aconteça desta forma e não de outra? Todo esse jeito próprio de cada um ou de cada povo se organizar, viver, relacionar, agir no mundo é o que nós chamamos de ethos.
É bom notar que Ética e Moral têm o mesmo significado, se bem que uma deriva do grego e a outra do latim. A origem da palavra “Ética” vem do grego ethos, que quer dizer o modo de ser, caráter ou a ciência dos costumes. Os romanos traduziram o ethos grego, para o latim “mos” ou no plural mores, que quer dizer a mesma coisa, ou seja, a ciência dos costumes, valores, normas de conduta própria de uma sociedade e cultura, de onde vem a palavra moral.
Tanto ethos caráter, modo de ser de uma pessoa, índole, temperamento, como mos costume