Etica e moral
O que é?
No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.
Os termos possuem origem etimológica distinta. A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Já a palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”.
Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.
Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.
No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.
Diferenças e semelhanças:
A ética é confundida com a moral, mas suas distinções se diferem pelo fato da ética ter como um dos princípios a opinião da sociedade ela é um conjunto de normas que se seguidas mostram o caráter do indivíduo. Já a moral como a ética depende de outro ser para existir, mas e forma diferente desta vez o indivíduo não se preocupa com o que a outra pessoa quer, mas com suas próprias vontades.
Essa confusão que ocorre entre os sentidos da palavra ética e moral já acontecem há muitos séculos, sendo que a ética significa modo de ser e a moral costumes. Moral e ética eram transmitidas pelas classes dominantes, pela a aristocracia, pelos intelectuais, escritores e artista. Era uma época em que os nobres