Marechal de Deodoro
Apresentação:
O presente relatório faz parte de um requisito avaliativo da disciplina de historia. Contendo os resultados da investigação e aprendizagem adquirida durante a visita didática - pedagógica a cidade de Marechal Deodoro e Maceió. No dia 06 de abril do corrente ano.
Historia de Marechal Deodoro
Foi fundada em 1611 com o nome de povoado de Vila Madalena de Sumaúna. Servia para proteger o pau-brasil do contrabando e da ação de piratas e outros ladrões. O município foi criado em 1636, sendo a vila designada por Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul. Em 1817 passou a capital da capitania de Alagoas, criada nesse ano, sendo o nome da vila alterado para Alagoas. Em 1823 foi elevada a cidade. A capital da província de Alagoas passou para Maceió em 1839. O nome da cidade foi alterado para o atual no ano de 1939, em homenagem ao Marechal Deodoro da Fonseca, alagoano que foi o primeiro presidente da república do Brasil. Em 16 de setembro de 2006, dia da emancipação política de Alagoas, foi considerada pelo Ministério da Cultura como Patrimônio Histórico Nacional, em virtude do seu passado e de ter sido berço do Marechal Deodoro da Fonseca, proclamador da República Brasileira.
Bibliografia de Manoel Deodoro da Fonseca
Manoel Deodoro da Fonseca nasceu em 05-08-1827 viveu em Marechal até 16 anos, em seguida para o Rio de Janeiro casou-se no Mato-grosso aos 33 anos com dona Mariana Cecília de Sousa em 15-11-1889, proclamou a república Brasileira, falecendo no rio de Janeiro 23-08-1892 aos 65 anos e esta sepultado no cemitério do Caju no Rio de Janeiro.
Nome do Pai: Manoel Mendes da Fonseca ele era tenente e coronel.
Nome da Mãe: Rosa Maria Paulina da Fonseca eles tiveram 10 filhos, 8 homens, 2 mulheres.
Diário de Bordo
Histórico da Viagem Horário de Chegada
Relembrando a viagem e seu roteiro
Chegamos a Marechal – Deodoro na parte da manhã, por volta das 10:00 horas, chegando lá fomos recebidos pelo guia no qual nos apresentou seus principais