Marechal Deodoro
Os vilarejos que compõem Marechal Deodoro são Barra Nova, Massagueira, Praia do Francês e Ilha de Santa Rita. A Praia do Francês é um dos cartões postais mais conhecidos de Alagoas.
Foi fundada em 1611 com o nome de povoado de Vila Madalena de Sumaúna. Servia para proteger o pau-brasil do contrabando e da ação de piratas e outros. O município foi criado em 1636, sendo a vila designada por Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul.
Em 1817 passou a capital da capitania de Alagoas, criada nesse ano, sendo o nome da vila alterado para Alagoas. Em 1823 foi elevada a cidade.
A capital da província de Alagoas passou para Maceió em 1839. Cem anos depois, em 1939 o nome da cidade foi mudado para o atual, em homenagem ao marechal Deodoro da Fonseca, alagoano que foi o primeiro presidente do Brasil nascido na cidade em 5 de Agosto de 1827.
Em 16 de setembro de 2006, dia da emancipação política de Alagoas, foi considerada pelo Ministério da Cultura como Patrimônio Histórico Nacional, em virtude do seu passado e de ter sido berço do Marechal Deodoro da Fonseca, proclamador da República Brasileira.
Atualmente o IPHAN está restaurando as igrejas de Marechal Deodoro
Rodovias[editar | editar código-fonte]
Rodovia Divaldo Suruagy (AL-101 Sul)
Rodovia Edival Lemos Santos (AL-2189)
BR-424 entre BR-316/AL-101
Emprego e renda[editar | editar código-fonte]
A cidade de Marechal Deodoro tem como principais fontes de renda e geração de empregos as indústrias cloro químicas implantadas em seu distrito industrial a usina sucroalcooleira Sumaúma o artesanato a pesca e o turismo.
Turismo[editar | editar código-fonte]
Na cidade de Marechal Deodoro o turismo tem crescido muito nos últimos anos principalmente no litoral com a chegada de novos hotéis e pousadas na praia