Ética e moral
Algumas posições apresentadas por diferentes autores sobre o que é Ética e o que é moral e a definição mais comumente aceita na abordagem filosófica:
“Ética é uma palavra de origem grega, com duas origens possíveis. A primeira é a palabra grega éthos, com e curto, que pode ser traduzida por costume, a segunda também se escreve éthos, porém com e longo, que significa propriedade do caráter. A primeira é a que serviu de base para a tradução latina Moral, enquanto que a segunda é a que, de alguma forma, orienta a utilização atual que damos a palavra Ética.
Ética é a investigação geral sobre aquilo que é bom”. (MOORE, G.E. Princípios éticos. São Paulo: Abril Cultural, 1975, p. 4).
“Realmente os termos ‘ética’ e ‘moral’ não são particularmente apropriados para nos orientarmos. Cabe aqui uma observação sobre sua origem, talvez em primeiro lugar curiosa. Aristóteles tinha designado suas investigações teórico-morais – então denominadas como ‘ética’ – como investigações ‘sobre o ethos’, ‘sobre as propriedades do caráter’, porque a apresentação das propriedades do caráter, boas e más (das assim chamadas virtudes e vícios) era uma parte integrante essencial destas investigações. A procedência do termo ‘ética’, portanto, nada tem a ver com aquilo que entendemos por ‘ética’. No latim o termo grego éthicos foi então traduzido por moralis. Mores significa: uso e costumes. Isto novamente não corresponde, nem à nossa compreensão de ética, nem de moral. Além disso, ocorre aqui um erro de tradução. Pois na ética aristotélica não apenas ocorre o termo éthos (com ‘e’ longo), que significa propriedade de caráter, mas também o termo éthos (com ‘e’ curto) que significa costume, e é para este segundo termo que serve a tradução latina”. (TUGENDHAT, E. Lições sobre Ética. Petrópolis: Vozes, 1997, p. 35).
“Por ‘ética’ entendemos uma disciplina normativa, aquela filosofia do agir moral, a qual, em termos de uma fundamentação, pergunta sobretudo pelo princípio moral.