Ética e moral
Ao longo da história, a ética tem assumido diferentes significados conforme a época e a cultura.Você já percebeu que a ética está presente em nossa vida como um todo?
Assim abordaremos os aspectos da ética mais ligados ao campo filosófico, para depois considerá-la num enfoque amplo e atual, abrangendo as relações de trabalho.
Aspectos históricos da ética
Tanto Platão quanto Aristóteles atribuem à Sócrates as primeiras reflexões sobre ética no Ocidente, embora o campo das ações éticas tenha sido definido por Aristóteles.
Segundo esses grandes pensadores, o foco da ética estava na educação do caráter humano visando conter seus instintos e orientá-los para o bem, de modo a adequar o indivíduo à sua comunidade.
O campo da ética e seus alementos
São três os elementos do campo ético: agente, virtudes e meios.Para preencher as condições essenciais, o agente deve ter consciência de si e dos outros, controlando instintos e paixões.
Do ponto de vista das virtudes, a ética atual associa cultura e sociedade para definir o que seja mal ou bem, vício ou virtude. Aristóteles definia virtudes.
Para que a ética cumpra sua finalidade, é preciso analisar os meios utilizados no grupo que a instituiu, ou seja, no universo ao qual ela se destina.
Filosofia da moral e ciência da moral
Historicamente, a filosofia sempre foi o campo de estudo da ética, que por sua vez tinha, como foco a moral, o dever a cumprir, a qualificação do bem e do mal, visando à melhor conduta na coletividade.
Da ética filosófica , calcada na especulação racional, na teologia e no pensamento preocupado com a natureza, surgiu a ética científica, cuja contribuição mais importante é a constatação das diversas morais históricas, por vezes contraditórias e, em grupos coexistentes, a ética científica não julga nem prejulga.
Definições da ética
Székely afirma de acordo com o conceito filosófico, a ética tem por objeto o exame e a explicação dos chamados