Etica e moral
Muito se fala sobre ética, valores e cidadania e moral, mas não se tem ao certo um conceito ou uma divisão de tais assuntos. Temas tão comuns que são tratados em nosso dia-a-dia estão confusos em nossas mentes e discussões, fazendo que nós utilizássemos esses termos muitas vezes de forma errônea.
O trabalho a seguir tem o intuito, não de findar, mas de explanar e au-mentar a discussão sobre esses temas tão presentes em nosso meio social.
1 – ÉTICA
O termo “ética” deriva do grego ethos, que significa caráter, modo de ser de uma pessoa. Em Roma, o termo grego foi traduzido como “mor-morus”, que também significava “costume mor” ou “costume superior”. Da tradução de tal termo surgiu a palavra “moral” em português. Em todo o curso da história do pensamento a ética se tornou um assunto cada vez mais rico, abrangente e complexo. Com toda a grandeza atingida pela filosofia, foi preciso diferenciar os termos ética e moral. Neste ponto trataremos ainda apenas com o primeiro deles.
Ética é considerada um conjunto de valores morais combinados com os princípios que norteiam a conduta humana dentro da sociedade. A ética tem como objetivo equilibrar o funcionamento da sociedade, para que nenhum de seus integrantes tenha algum tipo de prejuízo. Não podemos, neste sentido, confundir a ética com as leis, mesmo a ética estando muito relacionada com a justiça social. A ética é criada por uma sociedade, baseada em seus valores culturais e históricos. No campo da Filosofia, a ética é uma ciência que estuda os princí-pios morais e os valores de uma sociedade e os grupos que nela estão inseri-dos.
Em cada grupo de cada sociedade, e até mesmo a própria sociedade, possui seu próprio código de ética, que nada mais é uma forma de nortear as condutas de seus integrantes, baseadas nos valores que construíram este gru-po. Um exemplo disso é liberação de sacrifício de animais para estudos, uso de drogas, aborto e