Fundamentos
PRIMEIRA PARTE: SOCIOLOGIA GERAL
CAPÍTULO 1: AS CIÊNCIAS HUMANAS
MITO
Na antiguidade, as civilizações expressavam seu modo de ver o mundo através dos mitos, estes que servem como uma fonte histórica para interpretação das sociedades antigas.
Os mitos fazem parte do saber acumulado de um povo, numa determinada época, na medida em que revela o modo como esse povo representa a si mesmo e o mundo a partir de sua cultura.
Trabalho: Apresentar um mito e identificar valores sociais a partir dele.
FILOSOFIA NA ANTIGUIDADE
Nas primeiras cidades gregas estruturaram-se sociedades mais complexas, em que um grupo de pessoas podia se dedicar às atividades intelectuais, enquanto outros se dedicavam aos trabalhos produtivos.
Nesse contexto nasceu a filosofia, que buscava explicações além dos mitos, desenvolvendo teorias para compreender o mundo.
TEOLOGIA NA IDADE MÉDIA
Durante o período feudal a igreja católica passou a ser o centro do conhecimento, já que tanto os nobres quanto os camponeses eram em sua maioria analfabetos, portanto a fé se tornou o guia do ser humano para responder às suas inquietações.
A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA DA IDADE MODERNA
Com a crise do sistema feudal a burguesia ascendeu, trazendo novos valores culturais tais quais as técnicas para produção em grandes escalas, o desenvolvimento do comércio, a queda da igreja católica e a necessidade de comprovação das verdades através de métodos científicos, substituindo a fé pela razão.
AS CIÊNCIAS HUMANAS
Com o desenvolvimento da ciência voltada para a produção em grande escala, o ser humano passou a ser colocado em segundo plano. Dessa forma, surgiu a necessidade do desenvolvimento das ciências humanas, entre elas a sociologia, que busca compreender os reflexos da sociedade sobre o comportamento humano.
Porém, as ciências humanas necessitam de métodos diversos das ciências