MENTE BRILHANTE
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
PROFESSOR: ALDO
ALUNA: DARCI SOUZA DOS SANTOS AGUIAR
TURMA: 8º 'B'
RESENHA CRITICA DO FILME: UMA MENTE BRILHANTE
O presente texto é uma resenha crítica do filme Uma mente brilhante, que será discutido considerando as profundas reflexões sobre a doença esquizofrenia, a razão e o delírio, o amor de uma esposa e os fatos que se passam na mente brilhante de um matemático que mesmo doente alcança o sucesso e a superação.
O FILME
Uma Mente Brilhante conta 50 anos de vida real de Jonh Nash, jovem, tímido e sonhador que consegue sucesso em várias áreas da matemática e uma carreira académica respeitável. Após resolver um problema relacionado à teoria dos jogos, que lhe renderia, em 1994, o Prémio de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel , Nash se casa com Alicia, uma aluna. Após ser chamado a fazer um trabalho em criptografia para o Governo dos Estados Unidos, Nash passa a ser atormentado por delírios e alucinações. Diagnosticado como esquizofrénico, e após várias internações, ele precisará usar de toda a sua racionalidade para distinguir o real do imaginário e voltar a ter uma vida normal assim como seus amigos,tudo isso com a ajuda de sua esposa.
A ESQUIZOFRENIA
Segundo o Dr.Rooussem (Psiquiatra do filme)''O pesadelo final da esquizofrenia não é não saber o que é verdadeiro,é imaginar, se dar conta que de repente, as pessoas ou lugares, e os momentos mais importantes para você, não estivessem sumido, mas pior: nunca tivessem existido...''
Jonã se deu conta disso quando esteve em ternado pela primeira vez e Alícia lhe disse que tudo era mentira: Charles (o seu amigo pródigo), a menina Mercê (sobrinha de Charles, o seu emprego de decifrador de códigos e seu patrão William Pa ter.
Mais tarde em uma de suas crises, Jonã percebeu que a menina Merce não envelhecia e por isso não poderia ser real, e já que seu amigo Charles e seu patrão William queria matar sua esposa, então eles não eram uma boa influencia para