Professora Como Que Se Faz
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
JOSÉ ROMILDO GONÇALVES
PROFESSORA, COMO É QUE SE FAZ?
CAMPINA GRANDE PB
ABRIL / 2015
JOSÉ ROMILDO GONÇALVES
PROFESSORA, COMO É QUE SE FAZ?
Seminário apresentado à Disciplina Português Instrumental em cumprimento às exigências para obtenção de nota.
Orientador: Prof. Ms. Ranieri Machado Bezerra de Mello
CAMPINA GRANDE PB
ABRIL/ 2015
SUMÁRIO
1.
INTRODUÇÃO
4
2.
APRESENTAÇÃO
5
3.
PERCEPÇÕES DE GRADUANDOS SOBRE A DISCIPLINA LÍNGUA PORTUGUESA
6
CONSIDERAÇÕES FINAIS
13
REFERÊNCIAS
14
1. INTRODUÇÃO
A escrita faz parte do aprendizado humano, e tem em principio, o propósito de desenvolver hábitos de leitura, criando condições para o pensar e o refletir em questões significativas para formação de pensamentos, ideias e opiniões. O presente estudo tem como finalidade realizar uma análise dos capítulos de “Apresentação” e “Percepções de graduandos sobre a disciplina Língua Portuguesa” do livro “Professora, como é que se faz?”, organizado pela professora Elizabeth Maria da Silva1, com a colaboração de suas orientandas da Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa, de sua tutora bolsista do Programa de Restruturação e Expansão das Universidades Federais, bem como de monitoras do curso de extensão Exercitando a leitura e a escrita de gêneros acadêmicos resumo e resenha.
O objetivo do trabalho é identificar pontos relevantes, nos capítulos em questão, que justifiquem o estudo do Português Instrumental nos cursos de nível superior, como a importância do estudo dos gêneros textuais, que são tão exigidos por professores na esfera acadêmica.
2. APRESENTAÇÃO (Professora, como é que se faz?)
O surgimento de um novo paradigma de educação, onde o foco deixa de ser o trabalho do professor e passa a ser o aprendizado do aluno. Todo trabalho e estudo acadêmico