Resenha de português instrumental
CURSO DE ENFERMAGEM
Titulo: Resenha da Leitura
Português Instrumental
Fortaleza
2013
A alfabetização é a criação ou a montagem da expressão escrita da expressão oral. Assim as palavras do povo, vinham através da leitura do mundo. Depois voltavam a eles, inseridas no que se chamou de codificações, que são representações da realidade. No fundo esse conjunto de representações de situações concretas possibilitava aos grupos populares uma “leitura da leitura” anterior do mundo, antes da leitura da palavra. O ato de ler implica na percepção crítica, interpretação e “re-escrita” do lido.
E dentro deste contexto podemos assimilar e entender que a leitura é uma pratica imprescindível para sermos inseridos na sociedade, o ato de ler com nossos filhos, desperta o interesse em conhecer as letras através dos símbolos, gestos, imagens e expressões.
Mesmo antes de frequentar a escola, a criança vai adquirindo curiosidade e com isto é estimulada a fazer parte da sociedade. O professor também tem um a papel significativo no conhecimento e na arte da leitura, tornando a leitura em um momento de descontração e descobertas e habilidades, e nesse momento o professor e o aluno passa a ter um elo de maior aprendizado com a troca de informações.
A criança que tem o hábito de ler tem mais facilidade de se expressar, interagir e resolver determinadas situações. No entanto as crianças que não possuem o contato com este universo, tem dificuldade com o aprendizado da leitura e consequentemente da escrita. O ato de ler é função primordial para a criança ao ingressar na arte, porque uma vez em que a leitura é apresentada, a leitura deve ser expressada e compreendida para que a criança possa ter bom desempenho de se interligar e assimilar para poder tomar gosto de se intimidar e se apaixonar pela leitura e escrita.
As diferenças de níveis sociais acarretam, geralmente, diferenças de possibilidades educativas. A importância de ler prevalece