Educação ludica
Administrar uma escola não se resume à aplicação dos métodos, das técnicas e formulas. A administração da escola exige a permanente impregnação de seus fins pedagógicos, interação de alunos, professores e sociedade.
A formação humana é o principal objetivo da construção da identidade escolar, tendo como base a organização de tempos e espaços escolares dos estudantes de forma a se adequar melhor a educação escolar às características biológicas e culturais do desenvolvimento de todos os alunos.
As crianças de hoje atropelam o tempo pela curiosidade, pelo amadurecimento precoce, pela inversão de valores, pela “sede” de tecnologias, sem contar a inclusão dos alunos com necessidades especiais. Tudo isso exige do professor habilidades diversas para atenderas necessidades dos alunos.
Para suprir essas necessidades é necessária a participação da comunidade escolar no processo de discussão e definição de suas políticas e projetos educacionais. Para que essa participação seja uma realidade são necessários meios, ações e condições favoráveis, ou seja, é preciso repensar a cultura escolar e local.
Devem existir espaços onde se discutam as questões educativas e seus desdobramentos na pratica político-pedagogica da escola. Um espaço para que pais e professores trabalhem em conjunto em prol das crianças.
Com muito trabalho dos governantes, participação da sociedade e muita criatividade dos professores, podemos mudar as formas de educar, fazendo com que nossas crianças de hoje para que se tornem cidadãos de bem, interajam com a sociedade.
“ Aos velhos e jovens professores, aos mestres de todos os tempos que foram agraciados pelos céus por essa missão tão digna e feliz. Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encontrar