Sistemas formadores de tecidos
-1-
- Sistemas Formadores de Tecidos -
MARIA CAROLINA BRANDINI – Eng.ª Trainee
-2-
- Sistemas Formadores de Tecidos -
SETOR DE FIAÇÃO E TECELAGEM
A sala de abertura tem a função de abrir os fardos de algodão (matériaprima compactada) e transformá-los em flocos, capazes de serem processados nas máquinas subseqüentes. A sala é composta pelos seguintes equipamentos: Blendomat, BOA, AXI-FLO, MPM,
ASTA, CVT3 e DX. O Blendomat retira pequena quantidade de cada fardo colocado em sua linha, promovendo uma mistura homogênea do algodão. Em nossa linha temos capacidade para até 108 fardos.
Figura 1 - Blendomat
Figura 3 – AXI-FLO
Retirar sementes do algodão e sujeiras grossas são funções da BOA e do AXI-FLO.
Figura 2 - BOA
-3-
- Sistemas Formadores de Tecidos -
O MPM serve de depósito para melhorar a mistura do algodão. É composto por 10 silos que são abastecidos seqüencialmente e através de uma esteira na parte inferior é feita a alimentação da máquina posterior.
Figura 4 - MPM
Impurezas pouco mais pesadas que o algodão são separadas num equipamento chamado ASTA, onde o algodão passa no canal superior enquanto as impurezas descem pelo canal inferior.
Figura 5 - ASTA
Já o CVT3 é o principal órgão de limpeza da sala de abertura. Através de cilindros desagregadores, são retirados pedaços de folhas, caule e cascas presentes no material.
Figura 6 – CVT3
-4-
- Sistemas Formadores de Tecidos -
O micro-pó presente no algodão é retirado pelo DX, para tanto é necessário que o material apresentese bastante aberto, qualidade esta que deve ser garantida pelos equipamentos anteriores.
Através de dutos aéreos, o material é enviado para a máquina seguinte, a carda. Figura 7 – DX
A carda é a última máquina na fiação com função de limpeza do algodão, retirando além das sujeiras ainda presentes, as fibras curtas indesejáveis ao processo. Nesta