Aminoácidos essenciais e não essenciais
Os aminoácidos são materiais com os quais o organismo forma as proteínas e os tecidos, também podem ser usados em processos formadores de energia, recuperação e ganhos musculares, auxilia na perda de gordura, assim, como em funções cerebrais e temperamentais, como por exemplo o triptofano que pode produzir a serotonina.
As proteínas são formadas por um total de 23 aminoácidos que são classificados em essenciais e não essenciais; os essenciais são aqueles que o corpo precisa obter a partir de algum alimento, enquanto que os não essenciais podem ser produzidos pelo próprio organismo a partir de outros aminoácidos.
Aminoácidos essenciais
Fenillanina: maior formador da Tirosina, auxilia no aprendizado, melhor memória, o temperamento e o alerta mental, e encontrado no colágeno.
Histidinana: absorve a luz ultravioleta na pele, tem grande função na produção de células vermelhas e brancas, sendo usado no tratamento de anemias doenças alérgicas.
Isoleucina: essencial para a formação da hemoglobina, utilizada na obtenção de energia pelos musculas, previne perda muscular em pessoas debilitadas
Leucina: utilizado pelo musculo como fonte energética reduz a perda de proteína muscular, propicia a cicatrização da pele e de ossos fraturados.
Lisina: auxilia no crescimento ósseo, formação do colágeno que forma a fibra proteica produtora de ossos, cartilagem, também combinado a vitamina C forma um composto químico (I-carnitina), que aumenta o uso de oxigênio pelo musculo, retardando a fadiga.
Metionina: reduz os níveis de colesterol no sangue, auxilia na remoção de toxinas e na regeneração do fígado e dos rins.
Treonina: também um componente importante do colágeno, evita a formação de esteatose hepática.
Triptofano: é componente na formação da serotonina, auxiliando na regulação do humor.
Valina: não processado pelo organismo, absorvido em grande quantidade nos músculos, essencial no metabolismo dos ácidos líquidos adiposos.
Aminoácidos