psicologia da educação
O processo de aprendizagem pode ser definido de forma sintética como o modo os seres reforço adquirem novos conhecimentos desenvolvem competências e mudam o comportamento.
Segundo os estudiosos , a aprendizagem é um processo integrado que provoca uma transformação qualitativa na estrutura mental daquele que aprende .Essa transformação se dá através da alteração de conduta do individuo, seja por condicionamento operante , experiências ou ambos de uma forma razoavelmente permanente. As informações podem ser absolvidas através de técnicas de ensino ou ate pela simples aquisição de hábitos. A vontade de aprender é uma característica essencial do psiquismo humano.
A aprendizagem é influenciada pela inteligência , motivação , onde o estimulo , o impulso , o reforço e a resposta são elementos básicos para o processo de fixação das novas informações absolvidas e processadas pelo individuo.
O conhecimento advindo da psicologia é de grande importância para as ações que norteiam o processo educativo.
Isso porque a psicologia tem como principal objetivo de analise o ser humano. E por ter um objeto tão dinâmico (o ser humano), as teorias psicológicas abordam varias vertentes inerentes a natureza humana.
Existe atualmente uma coincidência em sublinhar a partir de concepções e enfoques psicopedagógicos relativamente dispares a importância da aprendizagem significativa como elemento-chave da educação escolar.
Estas coincidências é sem duvidas surpreendente na medida em que as praticas educacionais tanto escolares como as não escolares constituem um âmbito de conhecimento e de atividade profissional melhor propenso a polemicas e a pontos de vistas desencontrados.
Na realidade algumas ideias que subjazem ao uso atual do conceito de aprendizagem contam com inúmeros antecedentes na historia do pensamento educacional .Podemos remeter-nos em primeiro lugar , a tradição centrada na criança os movimentos pedagógicos ,em