alca
ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO DAS AMÉRICAS – ALCA
MANAUS – AM
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO amazonas
JEAN LUCIANO
ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO DAS AMÉRICAS – ALCA
MANAUS – AM
2014
INTRODUÇÃO
O continente Americano localizado no hemisfério ocidental possui 35 países que abriga uma população de quase 925,2 milhões de habitantes. Os três maiores países são os Estados Unidos, Canadá e Brasil. O PIB desse continente chegou a quase 20 trilhões de dólares em 2009, ficando só atrás ao da Europa. Neste continente há duas grandes potências Estados Unidos da América e Canadá, países como Argentina, Brasil e Chile possuem uma economia representativa.
O governo estadunidense visando uma integração comercial no continente fez a proposta da criação de uma Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), durante a realização da Cúpula das Américas. A ALCA seria o maior bloco econômico já existente, integrando quase todos os países, 34 nações, do continente Americano com exceção apenas de Cuba, por sofrer um embargo Econômico dos Estados Unidos.
Este trabalho abordará sobre a possível criação deste bloco Econômico que seria a ALCA. Apresentando suas características, sua formação, o processo de preparação, suas consequências positivas e negativas à países do Continente Americano.
ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO DAS AMÉRICAS
A ALCA (Área de Livre comércio das Américas) foi uma proposta feita pelo presidente dos Estados Unidos Bill Clinton durante a Cúpula das Américas em Miami, no dia 9 de dezembro de1994, mas só em 1998 na cidade de Santiago, capital do Chile, foi realizada a primeira reunião para debater a criação da ALCA, com o objetivo de eliminar as barreiras alfandegárias entre os 34 países americanos, exceto Cuba, formando assim uma área de livre comércio. Foram 7