Alca
Quando ele for colocado em prática, ele irá se tornar um dos maiores blocos econômicos do mundo, apesar de existirem outros blocos econômicos na América do Norte(NAFTA), e na América do sul(Mercosul).
O ALCA terá um PIB (produto interno bruto) no valor de mais de US$ 12 trilhões e uma população com aproximadamente 850 milhões de pessoas, porém existem as dificuldades de implementação, pois os Estados Unidos, por ser o maior país de maior economia da América, leva vantagem na implantação do ALCA, e com isso outros países encontram dificuldades para implantar o ALCA, por apresentarem economias e desenvolvimento nas áreas industriais muito baixos.
Para os países da América que estão em desenvolvimento, é necessário que eles façam um grande investimento em infra-estrutura, para sua economia aguentar a entrada de um mercado do nível da ALCA.
Na verdade o ALCA é apenas um projeto que está parado desde novembro de 2005, quando foi realizada a última Cúpula das Américas.
Este era um acordo comercial idealizado pelos Estados Unidos e foi proposto para todos os países da América, com exceção de Cuba, segundo o qual seriam gradualmente derrubadas as barreiras ao comércio entre os estados-membros e previa a isenção de tarifas alfandegárias para quase todos os itens de comércio entre os países associados.
Este acordo foi delineado na Cúpula das Américas realizada em Miami, EUA, em 9 de Dezembro de 1994 e "engavetada" na Quarta Reunião de Cúpula das Américas, que ocorreu em novembro de 2005 na Cidade de Mar del Plata, Argentina.
Membros
A ALCA "seria" composta por 34 países americanos, na prática os mesmos que integram a Organização dos Estados Americanos, exceto Cuba pois os EUA imporia aos demais membros o embargo econômico que mantém contra esse país. • [pic]Brasil