Alca
Colégio Batista de Laranjal São Gonçalo, 26 de junho de 2014. Aluna (o): Evelyn Carvalho n º 12 Professora: Lívia Rangel
ALCA (Área de Livre Comércio das Américas)
Introdução A ALCA (Área de Livre Comércio das Américas) é um projeto de Bloco Econômico que reúne países da América, tanto do sul, central e do norte. Projeto porque, ao longo das reuniões que foram feitas pelos países participantes, surgiram discordâncias entre eles, sendo que, no fim de 2005, as negociações pararam. A criação desse Bloco não agrada a todos no continente, especialmente os latino-americanos. Os Estados Unidos foram os idealizadores da ALCA que, se estivesse em vigor, englobaria todos os países da América, com exceção de Cuba. Se a ALCA existisse, seria o Bloco Econômico com maior espaço físico do mundo, além de englobar economias crescentes ( como Brasil e Argentina), além dos Estados Unidos e Canadá, que já são potencias mundiais.
ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO DAS AMÉRICAS (ALCA)
A Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), uma ideia lançada pelos Estados Unidos, surge em 1994, durante a realização da Cúpula das Américas, quando foram assinados a Declaração de Princípios e o Plano de Ação, com o objetivo de eliminar as barreiras alfandegárias entre os 34 países americanos, exceto Cuba, e assim formar uma área de livre de comércio para as Américas, até o final de 2005.
Por decisão posterior a ALCA tem o prazo mínimo de sete anos para sua formação, a partir de 2005, mas nesse instante enfrenta oposição para sua implementação, tanto do Congresso dos Estados Unidos, cujos congressistas historicamente defendem os interesses locais dos seus eleitores, quanto dos demais países do Continente Americano.
Se implantada, a ALCA poderá transformar-se em um dos maiores blocos comerciais do mundo, superando mesmo a União Européia. Seu Produto Interno Bruto (PIB) será da ordem de 12.600 trilhões de dólares (2 trilhões a mais que a UE), e